Sexta-feira, 21 de Dezembro de 2012

Especial Natal | Receitas II

Cá está a segunda e última parte dos posts alusivos a receitas para a época natalícia que se aproxima.

Amanhã, se tudo correr bem, o post será de sugestões de looks para usarem no Natal.

Filhós

Ingredientes:
• 1 kg de farinha 
• 8 a 10 ovos 
• 2 colheres de chá de fermento 
• 1 copo pequeno de aguardente 
• 1/2 chávena de leite 
• 1 pitada de sal 
• Azeite

Preparação:
Começa por colocar a farinha num alguidar e o fermento no meio da farinha juntamente com uma a pitada de sal. Amassa com as mãos e em seguida deita a aguardente e o leite. Ainda a amassar, adicicona os ovos, um a um, lentamente. Quando estiver tudo envolvido, trabalha bem a massa molhando as mãos em azeite até a massa se despegar do alguidar. Continua a amassar durante dois minutos. Deixa levedar durante duas horas.
Faz pequenas bolas de massa e por fim põe a fritar. No fim polvilha as filhós com açúcar e canela.


Azevias

 

Ingredientes:

Para a massa:
• 1000 grs de farinha sem fermento
• 300 g de banha
• 500 g de água
• 10 g de sal
• Aguardente q.b.
• 1 gema de ovo. 

Para o recheio:
• 1000 g de grão cozido
• 1000 g de açúcar
• 1 pau de canela
• 1 casca de limão 
• 4 gemas

• Cerca de 200 g de amêndoa moída (opcional).

Preparação:
Começa por retirar a casca ao grão o mais que coseguires, junta com o açúcar, pau de canela e casca de limão, leva ao lume e deixa ferver mais ou menos 1 hora, mexendo sempre para não pegar. Retira do lume, junta as gemas e a amêndoa, e leva novamente ao lume para cozer as gemas. Deixa arrefecer.
Entretanto, prepara a massa: amassa a banha com a farinha até estarem bem misturadas, junta a água aos poucos e os restantes ingredientes até obter uma massa homogénea (tempo de amassar: cerca de 45 minuto).
Estica a massa, coloca porções de recheio separadas (tipo rissol), dobra e, com a carretilha, corte tipo almofada. Frita em óleo bem quente e passa por açúcar e canela.


Tronco de Natal


Ingredientes
• 5 ovos inteiros
• 5 gemas
• 180 g de açúcar
• 115 g de farinha 
• 1 a 2 gotas de essência de baunilha. 

Preparação
Bate os ovos inteiros com as gemas, até que se encontrem em espuma. Adiciona aos poucos o açúcar, sem parar de bater. Juntae as gotas de essência de baunilha e, por fim, peneira a farinha e envolve-a no preparado. Verte para um tabuleiro untado e forrado com papel vegetal, igualmente untado, e leva ao forno, preaquecido a 200°, durante cerca de 10 a 15 minutos. Retira do forno, desenforma sobre uma superfície polvilhada com açúcar e deixa arrefecer. Entretanto, prepara o creme pasteleiro. Leve ao lume cerca de um 1l de leite com 1 vagem de baunilha aberta ao meio, até levantar fervura. Envolva 2 colheres (de sopa) de farinha maisena em 360 g de açúcar e junte 8 ovos, um a um, mexendo bem entre cada adição. Corta 100 g de manteiga em pedacinhos e junta-a ao preparado. Por último, verte o leite em fio, mexendo sempre. Retira a vagem de baunilha e leva tudo a lume brando, mexendo sempre até engrossar, e sem deixar levantar fervura. Retira do lume e continua a mexer até arrefecer um pouco. Em seguida, barra a massa com este creme, enrola e apara as pontas. De uma das extremidades da torta, corta dois pedaços, para fazer as hastes.
Confecciona o creme de manteiga achocolatado: Na batedeira eléctrica, bate 500 g de manteiga até obter um creme homogéneo e junta-lhe 2 gotas de essência de baunilha. Entretanto, leva 400 g de açúcar ao lume com 1,5 dl de água e deixa ferver até obter ponto de pérola. Batw as claras de 8 ovos em castelo e, sem desligar a máquina, junta a calda em fio. Continua a bater até arrefecer. Junta 100 g de chocolate derretido e este merengue à manteiga, envolvendo suavemente. Monta o tronco, cubre-o com creme de manteiga achocolatado e polvilhe com chocolate em lascas. Barra as extremidades com creme pasteleiro e decora com estrelas de chocolate.

 



publicado por Sweet Woman às 10:05
link do post | comentar | favorito
6 comentários:
De Maria a 21 de Dezembro de 2012 às 19:21
Completa ignorância minha, mas só agora é que ouvi falar pela primeira vez em azevias :p Eu não gosto muito de sonhos; os que costumam comprar, parece que vêm carregados de óleo e, com as filhozes que a minha avó costuma fazer, nem ligava ao resto dos doces.

Eu também nunca uso nenhum penteado especial. Basicamente faço o que faço todos os dias. O ballerina bun é muito giro. Estou é viciada em tranças. A ver se deixo o meu cabelo crescer, para poder fazê-las.

A minha franja também me dá muito trabalho por causa da testa, mas como gosto muito dela, para já não quero abdicar dela. Vou é tentado tratar o melhor que posso da minha testa. E até nem costumo muitas borbulhas, por acaso.

Beijinhos!


De Estrelas No Tecto a 22 de Dezembro de 2012 às 09:58
olá querida! o teu blog não me faz nada bem à dieta!
obrigada, espero que consiga mesmo alcançar as notas que pretendo! :)
ele cresceu tão rapidamente parece que já tem uns 2 anos, mas ainda brinca como um gatinho pequenino!
sim, a Miley teve uma altura um bocado conturbada, que coincidiu com problemas familiares e tal, mas acho que o Liam a conseguiu ajudar a voltar ao sítio. desejo-te um feliz natal e espero que te corra tudo como planeias! beijinhos!


De Modabelezavida a 22 de Dezembro de 2012 às 12:16
Adorava experimentar o tronco, nunca experimentei!


De Patrícia Justino a 22 de Dezembro de 2012 às 19:24
também achei :)
o tronco de natal é muiiito bom


De Modabelezavida a 23 de Dezembro de 2012 às 00:25
Aconselho :) São óptimas!


De Inês - Fashion Brand a 23 de Dezembro de 2012 às 18:46
Fiquei com água na boca com estas três receitas :) A única sobremesa que farei para a véspera de Natal será a tarte de lima, que adorooo! O resto fica ao cargo da minha mãe!


Comentar post

Passatempo a decorrer até dia 15 de Dezembro

Mais sobre mim

Ver perfil

Seguir perfil

Recente

Pessoal | Rumo do blog

Review | Geleia real de g...

Sobre o passatempo

Inspirações #60

Cuidados a ter com o cabe...

Unhas do momento #1

Dos inquéritos de satisfa...

Passatempo | Ganha uma ge...

Tendências Outono/Inverno...

Inspirações #59

Outros blogs

Amiga de salto alto

Fashion Skribo

Haute Couture

Arquivo

Dezembro 2013

Novembro 2013

Outubro 2013

Setembro 2013

Agosto 2013

Julho 2013

Junho 2013

Maio 2013

Abril 2013

Março 2013

Fevereiro 2013

Janeiro 2013

Dezembro 2012

Novembro 2012

Outubro 2012

Setembro 2012

Agosto 2012

Julho 2012

Junho 2012

Maio 2012

Torna-te acessora da Oriflame

VEM CONHECER OS PRODUTOS ORIFLAME ! (à base de ingredients naturais, e NÃO testados em animais)
1º Passo: FORMULARIO DE PRÉ-INSCRIÇÃO / PASSATEMPO (no "indicado por" coloquem NOME DO BLOG) (o registo não implica qualquer tipo de obrigação ou investimento, quer se trate de uma INSCRIÇÃO ESPONTÂNEA como de um PASSATEMPO) 2º Passo: ◦ Irás receber no teu email uma ficha de inscrição, que terás que preencher e submeter de volta ◦ FAZ O UPLOAD da cópia Fotocópia do Cartão de Cidadão (BI + Nº Cont.) ◦ E do Comprovativo de Morada de Residência, em Nome Próprio (ex: carta condução, fatura edp, carta banco, etc) ◦ (Se tiveres menos de 18 anos é necessária a autorização dos Pais na Ficha de Inscrição e enviar junto o Cartão de Cidadão de quem assina.) VAIS RECEBER UM PRODUTO OFERTA e o catálogo em vigor, depois de enviares esses documentos e a ficha preenchida, respondendo ao email recebido, ou por este formulário: 3º Passo: depois de teres enviado os documentos acima referidos e de já teres recebido o teu produto OFERTA, já podes efectuar a tua primeira encomenda de qualquer valor no site da Oriflame. NÃO TENS OBRIGAÇÃO DE ENCOMENDAR EM TODOS OS CATÁLOGOS, E NÃO EXISTE VALOR MÍNIMO OBRIGATÓRIO (€) PARA PODER ENCOMENDAR.