Quarta-feira, 29 de Agosto de 2012

Regresso às aulas | Postura do aluno

Hoje venho dar finalmente início ao especial regresso às aulas visto que a aderência foi boa e quem votou, votou para que esta rubrica fosse realizada.

Decidi começar esta rubrica de maneira diferente e não começar por trazer-vos o material escolar ou as mochilas/malas que poderão eventualmente vir a usar no ano lectivo que se avizinha, porque mais importante do que isso é a postura e o comportamento de cada aluno, por isso esse é o tema deste post.

1. Sê assídua/o – A assiduidade é realmente importante, no entanto existem alunos que continuam a não entender isso e como tal faltam sempre que lhes apetece ou lhes aparece uma dor de aqui ou ali. É fácil cairmos no erro de faltarmos uma ou outra vez porque simplesmente não temos vontade de ir a determinada aula aturar aquele professor irritante, mas também dificilmente gostamos de todos os nossos os professores e tão pouco de todas as disciplinas que temos, mas há que perceber que faltar não melhora nada, muito pelo contrário. As faltas facilmente se podem tornar num hábito e podemos correr o risco de chumbar o ano ou a determinada disciplina por faltas ou consequentemente ter problemas com os nossos pais, por isso faltem apenas quando for realmente necessário. Além disso a assiduidade conta para a nota final do módulo/período e pode fazer toda a diferença.

2. Sê pontual Nem sempre é fácil ser-se pontual, principalmente de manhã. Acordar cedo não é tarefa fácil para toda a gente e chegar atrasado todas as manhãs também pode tornar-se um hábito. O melhor que tens a fazer para não te atrasares de manhã é deitar-te cedo no dia anterior e colocares despertador para um quarto de hora ou meia hora mais cedo da hora a que deves realmente levantar-se para que tenhas esse tempo para “despertar”. A pontualidade cada vez mais é um factor importante na nota final como na ideia que o professor cria sobre ti. Salvo raras excepções, esforça-te para chegar sempre a horas!

3. Tira apontamentos Vai tirando pequenos apontamentos de coisas que o professor diz e vais ver que quando chegar a altura de estudares vai ser tudo mais fácil. Em casa poderás reescrevê-los por palavras tuas e adaptá-los para que os percebas melhor através de esquemas ou resumos isso fará com que seja mais fácil para ti de decorares e perceberes a matéria.

4. Expõe as tuas dúvidas – Sair das aulas com dúvidas é das piores coisas, pois estas podem acumular-se e na altura de estudares será difícil compreenderes a matéria devidamente, por isso o melhor que tens a fazer é dirigir-te ao professor ou a um amigo teu e expores as tuas dúvidas para que estas sejam esclarecidas e tu fiques a perceber melhor a matéria. Isto também poderá demonstrar algum interesse e empenho da tua parte o que jogará a teu favor.

5. Estabelece prioridades – Isto pode demonstrar-se uma tarefa difícil no entanto cabe-te a ti simplificá-la. Tens que estabelecer prioridades e ver o que é mais importante para ti, se ficar em casa a estudar porque vais ter um teste dentro de dias ou se sair com os amigos, familiares ou namorado/a. Qualquer pessoa prefere sair e divertir-se a ficar em casa a estudar, no entanto não são as saídas e a diversão que fazem com que façamos os testes e obtenhamos bons resultados.

6. Sê organizada/o A organização só te vai facilitar a vida em muitos aspectos. É de extrema importância que organizes não só o teu caderno diário como também o teu tempo para que possas ter tempo para tudo.

7. Mantém uma boa relação com os outros – A escola não se limita apenas ao estudo, também é importante que tenhas amigos e te dês bem como todos os membros da tua turma para o caso de teres que fazer um trabalho com algum deles. Nem sempre é fácil darmo-nos com pessoas com determinadas características no entanto é importante que o saibamos fazer para nosso próprio bem, não seria agradável ter que fazer um trabalho com alguém com que nos damos mal, isso traria mau ambiente ao grupo e poderia prejudicar o trabalho realizado.

8. Demonstra interesse Muitas pessoas entendem a demonstração de interesse como uma forma de uma aluno dar graxa ao professor e consequentemente ser facilitado no futuro e ser o dito “preferido do professor”. O interesse é fruto do esforço que mais tarde traz os bons resultados, isso não faz ti um/a aluna/o diferente de todos os outros, apenas faz com que fiques visto/a com bons olhos e possas obter bons resultados.

9. Leva sempre o material necessário – Que tipo de aluno aparece numa aula sem material? É normal que uma ou outra vez nos esqueçamos do estojo ou do caderno e/ou livro de disciplina A ou B, mas não é de todo tolerante nem normal que o façamos sempre que nos apetece porque somos dominados pela preguiça-

10. Faz todos os trabalhos/exercícios propostos – Isto além de ter um grande peso na tua nota final, fará de ti um/a aluno/a dedicado/a e interessado/a que como já disse é importante.


publicado por Sweet Woman às 10:24
link do post | comentar | favorito
7 comentários:
De fashion&Co a 29 de Agosto de 2012 às 11:10
Bom post!!!!

http://fashionandcoblog.blogspot.pt/


De Estrelas No Tecto a 29 de Agosto de 2012 às 11:32
já viste o novo episódio de PLL? inacreditável! superou todas as minhas expectativas! digo-te, muito difícil de prever que o traidor fosse uma das personagens mais queridas de todos os fãs! Vê o episódio que vais ver que ficas tão de boca aberta quanto eu!


De Maria a 29 de Agosto de 2012 às 18:25
Pois, nós tivemos uns quantos problemas por causa dos atrasos das aulas de Ed. Física. A nossa prof ocupava 5 minutos do intervalo - senão mesmo 10 minutos - e, invevitavelmente, chegavamos sempre atrasados à aula a seguir. É claro que para piorar as coisas, a minha turma não tinha lá um grande comportamento e a prof aproveitava-se disso para prolongar a aula de Ed Física.

Gostei bastante do post. Dás dicas muito váldas. Embora todos os pontos sejam importante, penso que um dos mais importantes é o 5.º: honestamente, se queremos ir algum lado com os nossos objectivos, precisamos mesmo de estabelecer prioridades.

Beijinhos!


De Estrelas No Tecto a 29 de Agosto de 2012 às 19:30
é mesmo muito fofo! qual foi o filme dele que viste?


De Joana Freitas a 29 de Agosto de 2012 às 22:04
Bom post, que segundo o mesmo, posso-me considerar uma aluna com boa postura! :)

Ás vezes é por preguiça que não o aplicam... Eu também era assim durante muito tempo, mas agora já ando a mudar esse hábito e já me dedico mais à protecção solar! :)


De Liza a 30 de Agosto de 2012 às 01:45
excelentes dicas para se ser um bom aluno :)
olha, só por curiosidade...tens quantos anos e andas em que ano e curso? :)
beijinhos*


De Patrícia Justino a 30 de Agosto de 2012 às 16:02
óptimas dicas :)


Comentar post

Passatempo a decorrer até dia 15 de Dezembro

Mais sobre mim

Ver perfil

Seguir perfil

Recente

Pessoal | Rumo do blog

Review | Geleia real de g...

Sobre o passatempo

Inspirações #60

Cuidados a ter com o cabe...

Unhas do momento #1

Dos inquéritos de satisfa...

Passatempo | Ganha uma ge...

Tendências Outono/Inverno...

Inspirações #59

Outros blogs

Amiga de salto alto

Fashion Skribo

Haute Couture

Arquivo

Dezembro 2013

Novembro 2013

Outubro 2013

Setembro 2013

Agosto 2013

Julho 2013

Junho 2013

Maio 2013

Abril 2013

Março 2013

Fevereiro 2013

Janeiro 2013

Dezembro 2012

Novembro 2012

Outubro 2012

Setembro 2012

Agosto 2012

Julho 2012

Junho 2012

Maio 2012

Torna-te acessora da Oriflame

VEM CONHECER OS PRODUTOS ORIFLAME ! (à base de ingredients naturais, e NÃO testados em animais)
1º Passo: FORMULARIO DE PRÉ-INSCRIÇÃO / PASSATEMPO (no "indicado por" coloquem NOME DO BLOG) (o registo não implica qualquer tipo de obrigação ou investimento, quer se trate de uma INSCRIÇÃO ESPONTÂNEA como de um PASSATEMPO) 2º Passo: ◦ Irás receber no teu email uma ficha de inscrição, que terás que preencher e submeter de volta ◦ FAZ O UPLOAD da cópia Fotocópia do Cartão de Cidadão (BI + Nº Cont.) ◦ E do Comprovativo de Morada de Residência, em Nome Próprio (ex: carta condução, fatura edp, carta banco, etc) ◦ (Se tiveres menos de 18 anos é necessária a autorização dos Pais na Ficha de Inscrição e enviar junto o Cartão de Cidadão de quem assina.) VAIS RECEBER UM PRODUTO OFERTA e o catálogo em vigor, depois de enviares esses documentos e a ficha preenchida, respondendo ao email recebido, ou por este formulário: 3º Passo: depois de teres enviado os documentos acima referidos e de já teres recebido o teu produto OFERTA, já podes efectuar a tua primeira encomenda de qualquer valor no site da Oriflame. NÃO TENS OBRIGAÇÃO DE ENCOMENDAR EM TODOS OS CATÁLOGOS, E NÃO EXISTE VALOR MÍNIMO OBRIGATÓRIO (€) PARA PODER ENCOMENDAR.