Sexta-feira, 10 de Agosto de 2012

Dicas para melhorar a auto-estima

A baixa auto-estima é sobre o quanto nos sentimos valorizados, amados e respeitados pelos outros e também o quanto nos respeitamos e amamos a nós próprios que é o mais importante. As pessoas com uma elevada auto-estima sentem-se bem consigo próprias e valorizam as suas qualidades e conhecem os seus defeitos sem se deitarem abaixo. Por sua vez, as pessoas com baixa auto estima têm sentimentos de inferioridade e sentem que ninguém gosta delas e nem sequer as respeita.

Por achar que este é um problema actual que ainda assombra muitas meninas, hoje trago-vos um post com 20 dicas para aumentarem a vossa auto-estima.

Tenho andando a pensar há já algum tempo em fazer posts com dicas para as raparigas mais gordinhas o que é que acham? A ideia agrada-vos? A ideia parece-me boa especialmente porque existe sempre tanta rapariga com peso mais que se desvaloriza e não sabe dar valor e uso, por assim dizer, ao corpo que tem.


1. Arruma teu armário frequentemente e deixa apenas as roupas que gostas e que te servem no mesmo. Isto além de demonstrar auto-aceitação é importante para quem se quer cuidar e melhorar a auto-estima.

2. Compra uma agenda e anota o que vais comendo ao longo do dia. Assim vais ter uma ideia exacta do que comeste e em que quantidades e vais poder dar um voto de confiança a ti mesma sem achares que estás a engordar ou não estás a conseguir emagrecer porque comes demasiado.

3. Usa diariamente creme hidratante após o banho. Isso fará com que tenhas uma ideia exacta do teu corpo e além de ajudar a auto-imagem, faz com que te sintas bem com ele.

4. Presta atenção a ti mesma e valoriza-te em outros aspectos e não somente os físicos, como a personalidade, uma habilidade, etc. Procura mentalizar-te das tuas qualidades-

5. Cuida sempre da tua pele e dos teus cabelos. Isso vai fazer com que te sintas mais cuidada e bonita e claro, aumentará a tua auto-estima.

6. Faz coisas de que gostas e para as quais tem jeito. Isso fará com que te sintas útil e agradada.

7. Escolhe a roupa que vais usar com antecedência e não recorras à primeira peça que encontrares. Procura fazer combinações diferentes.

8. Compra um espelho que te permita ver o corpo todo. Chega de se olhar só do pescoço para baixo, afinal de contas a auto-aceitação é o melhor caminho para conseguir ter uma auto-estima elevada.

9. Não te culpes de todas as vezes que tiveres um comportamento que não pretendias ter. É importante saberes perdoar-te a aprenderes com a experiências a não repetir o erro. Culpares-te ou insultares-te não vai, de todo, resolver o problema e tão pouco fazer com que ele passe, apenas vai fazer com que te sintas pior.

10. Começa a praticar algum desporto ou a fazer uma caminha todos os dias. O facto de sentirmos que estamos a cuidar de nós mesmas, ajuda a aumentar a auto-estima.

11. Sê exigente. Escolhe com cabeça o que queres para ti, desde da alimentação, às companhias, ao trabalho, aos passeios, etc. A partir do momento em que te valorizas percebes que não és qualquer coisa e podes optar pelo melhor sempre que quiseres.

12. Diz não! Não podemos agradar a todos sempre, há que pensar em nós, no nosso bem-estar e nas nossas vontades.

13. Aprende a conhecer-te e a fazer escolhas melhores. É importante ter uma noção daquilo que queremos ou não queremos e daquilo que nos faz bem ou menos bem.

14. Em alguns casos é necessária a ajuda de um profissional. Se perceberes que és um destes casos, procura ajuda sem vergonha.

15. Não confies inteiramente na opinião alheia sobre ti. É importante ter espírito crítico e ver o que realmente está bem e o que está menos bem, pois normalmente as pessoas com uma auto-estima baixa têm tendência a pensar o pior de si mesmo sem isso ser verdade.

16. Faz uma lista daquilo que gostas em ti e coloca num lugar visível. Assim sempre que te sentires em baixo e te desvalorizares é só olhares a lista e sentir-te-ás logo melhor.

17. Não recuses convites para saídas, festas ou viagens porque te sentes “feia” ou menos que as outras pessoas. Ficar em casa não vai ajudar-te, só vai fazer com que te sintas pior.

18. Faz uma lista de coisas que queres para ti (em relação ao teu corpo, à casa, ao trabalho, ao futuro). Por ordem de importância vai colocando essas coisas em prática, tomando atitudes que vão fazer com que consigas o que realmente pretendes. As vitórias só vão fazer com que a tua auto-estima não só cresça mas também fortaleça.

19. Usa sempre que possível maquilhagem e acessórios. Não te arranjes apenas para os outros, fá-lo para ti. Isto é importante para que te sintas arranjada e cuidada.

20. Aprende a aceitar elogios. As pessoas com uma baixa auto-estima dificilmente acreditam quando alguém os elogia. 


publicado por Sweet Woman às 13:44
link do post | comentar | favorito (1)
4 comentários:
De Patrícia Sofia Ferreira a 10 de Agosto de 2012 às 23:04
Felizmente, tenho uma auto-estima elevada. Quando era mais nova não gostava de mim, mas com o tempo lá consegui :)
Boas dicas!


De Modabelezavida a 11 de Agosto de 2012 às 02:49
Ah deixa lá, com um bocado de investigação eu encontro :)

Gostei das dicas, nunca tive problemas de auto-estima mas para quem os tem acho que é de facto um post muito valioso! Fizeste um óptimo trabalho!


De Jessica a 11 de Agosto de 2012 às 22:33
Olá :D

Amei este post! Juro! Eu tenho alguns problemas com a auto estima e este post foi magnifico :D Obrigada :D


De Solange Fernandes a 14 de Agosto de 2012 às 11:07
Boas dicas :)


Comentar post

Passatempo a decorrer até dia 15 de Dezembro

Mais sobre mim

Ver perfil

Seguir perfil

Recente

Pessoal | Rumo do blog

Review | Geleia real de g...

Sobre o passatempo

Inspirações #60

Cuidados a ter com o cabe...

Unhas do momento #1

Dos inquéritos de satisfa...

Passatempo | Ganha uma ge...

Tendências Outono/Inverno...

Inspirações #59

Outros blogs

Amiga de salto alto

Fashion Skribo

Haute Couture

Arquivo

Dezembro 2013

Novembro 2013

Outubro 2013

Setembro 2013

Agosto 2013

Julho 2013

Junho 2013

Maio 2013

Abril 2013

Março 2013

Fevereiro 2013

Janeiro 2013

Dezembro 2012

Novembro 2012

Outubro 2012

Setembro 2012

Agosto 2012

Julho 2012

Junho 2012

Maio 2012

Torna-te acessora da Oriflame

VEM CONHECER OS PRODUTOS ORIFLAME ! (à base de ingredients naturais, e NÃO testados em animais)
1º Passo: FORMULARIO DE PRÉ-INSCRIÇÃO / PASSATEMPO (no "indicado por" coloquem NOME DO BLOG) (o registo não implica qualquer tipo de obrigação ou investimento, quer se trate de uma INSCRIÇÃO ESPONTÂNEA como de um PASSATEMPO) 2º Passo: ◦ Irás receber no teu email uma ficha de inscrição, que terás que preencher e submeter de volta ◦ FAZ O UPLOAD da cópia Fotocópia do Cartão de Cidadão (BI + Nº Cont.) ◦ E do Comprovativo de Morada de Residência, em Nome Próprio (ex: carta condução, fatura edp, carta banco, etc) ◦ (Se tiveres menos de 18 anos é necessária a autorização dos Pais na Ficha de Inscrição e enviar junto o Cartão de Cidadão de quem assina.) VAIS RECEBER UM PRODUTO OFERTA e o catálogo em vigor, depois de enviares esses documentos e a ficha preenchida, respondendo ao email recebido, ou por este formulário: 3º Passo: depois de teres enviado os documentos acima referidos e de já teres recebido o teu produto OFERTA, já podes efectuar a tua primeira encomenda de qualquer valor no site da Oriflame. NÃO TENS OBRIGAÇÃO DE ENCOMENDAR EM TODOS OS CATÁLOGOS, E NÃO EXISTE VALOR MÍNIMO OBRIGATÓRIO (€) PARA PODER ENCOMENDAR.