Domingo, 22 de Julho de 2012

Mitos sobre a alimentação - Parte III

Hoje dou por terminada esta pequena sequência de posts sobre os mitos sobre a alimentação.

Confesso que não estava à espera de um feedback tão positivo em relação a este tema como aquele que recebi, pelo que futuramente irei apostar em mais posts sobre a alimentação, o que é que acham?

 

Os peixes gordos devem ser evitados. MITO.

Todos os peixes são excelentes fontes de proteínas, vitaminas e minerais, como o fósforo e o iodo, e contêm um baixo teor de gordura saturada. 
Os peixes gordos como o salmão, cavala, arenque, sardinha, peixe-espada, atum e truta contêm ácidos gordos ómega 3, um tipo de gordura benéfica para a saúde, porque ajuda a reduzir o risco de doenças cardiovasculares, baixando a pressão sanguínea. Devido aos seus benefícios, devem ser consumidos pelo menos duas vezes por semana.

 

Os mariscos fazem aumentar os níveis de colesterol. MITO.

Em tempos, o marisco tinha uma má reputação por alguns tipos de marisco conterem níveis elevados de colesterol. Contudo, hoje em dia sabemos que os níveis de colesterol no sangue estão relacionados com a ingestão de gorduras saturadas e não com o conteúdo dos alimentos. Visto que a maior parte dos mariscos é pobre em gorduras, não existe motivo para os excluires da tua alimentação.

 

O chocolate é prejudicial para a saúde. MITO.

O chocolate, tal como qualquer alimento rico em gordura, deve ser consumido com moderação.
Em pequenas doses, é um alimento que, além de fazer bem ao espírito, já que contém substâncias que ajudam a descontrair e a melhorar a disposição, também faz bem ao corpo, uma vez que é uma boa fonte de magnésio e cálcio e tem propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias. O chocolate negro é sem dúvida alguma uma boa opção!

 

Light é sem gordura. MITO.

Não se iludam, o simples facto de na embalagem dizer que o produto é light não significa de forma alguma que este não contém gorduras. Na verdade, os produtos light são aqueles cujo valor calórico ou conteúdo de algum nutriente (açúcar, gordura, sódio) é baixo ou reduzido em pelo menos 30% quando comparado com o produto na sua apresentação normal.

 

Comer pão engorda. MITO.

O pão engorda apenas se for comido em exagero, tal como acontece com qualquer outro alimento. O pão é equilibrado, uma vez que fornece ferro, cálcio, vitaminas e principalmente, hidratos de carbono, que são a nossa principal fonte de energia. É também uma excelente fonte de fibras, que ajudam a regular o organismo, já que facilitam o funcionamento intestinal e, graças à sua capacidade de absorção de água, promovem a saciedade. O pão é, sem dúvida, um alimento saudável e, por si só, não engorda, o que engorda de facto é aquilo que colocamos dentro dele.


publicado por Sweet Woman às 15:02
link do post | favorito
De Joana Freitas a 22 de Julho de 2012 às 19:01
A Blake é totalmente uma lady... Adoro-a!
Amo comer pão, sobretudo o escuro e com sementes. É tão bom!

Pois, isso é uma grande realidade, mas também temos de saber fazer contas e se realmente compensa ou não comprarmos o produto em questão!


Comentar:

Mais

Comentar via SAPO Blogs

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.


Mais sobre mim

Ver perfil

Seguir perfil

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Outros blogs

Amiga de salto alto

Fashion Skribo

Haute Couture

Arquivo

Dezembro 2013

Novembro 2013

Outubro 2013

Setembro 2013

Agosto 2013

Julho 2013

Junho 2013

Maio 2013

Abril 2013

Março 2013

Fevereiro 2013

Janeiro 2013

Dezembro 2012

Novembro 2012

Outubro 2012

Setembro 2012

Agosto 2012

Julho 2012

Junho 2012

Maio 2012