Domingo, 22 de Julho de 2012

Mitos sobre a alimentação - Parte III

Hoje dou por terminada esta pequena sequência de posts sobre os mitos sobre a alimentação.

Confesso que não estava à espera de um feedback tão positivo em relação a este tema como aquele que recebi, pelo que futuramente irei apostar em mais posts sobre a alimentação, o que é que acham?

 

Os peixes gordos devem ser evitados. MITO.

Todos os peixes são excelentes fontes de proteínas, vitaminas e minerais, como o fósforo e o iodo, e contêm um baixo teor de gordura saturada. 
Os peixes gordos como o salmão, cavala, arenque, sardinha, peixe-espada, atum e truta contêm ácidos gordos ómega 3, um tipo de gordura benéfica para a saúde, porque ajuda a reduzir o risco de doenças cardiovasculares, baixando a pressão sanguínea. Devido aos seus benefícios, devem ser consumidos pelo menos duas vezes por semana.

 

Os mariscos fazem aumentar os níveis de colesterol. MITO.

Em tempos, o marisco tinha uma má reputação por alguns tipos de marisco conterem níveis elevados de colesterol. Contudo, hoje em dia sabemos que os níveis de colesterol no sangue estão relacionados com a ingestão de gorduras saturadas e não com o conteúdo dos alimentos. Visto que a maior parte dos mariscos é pobre em gorduras, não existe motivo para os excluires da tua alimentação.

 

O chocolate é prejudicial para a saúde. MITO.

O chocolate, tal como qualquer alimento rico em gordura, deve ser consumido com moderação.
Em pequenas doses, é um alimento que, além de fazer bem ao espírito, já que contém substâncias que ajudam a descontrair e a melhorar a disposição, também faz bem ao corpo, uma vez que é uma boa fonte de magnésio e cálcio e tem propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias. O chocolate negro é sem dúvida alguma uma boa opção!

 

Light é sem gordura. MITO.

Não se iludam, o simples facto de na embalagem dizer que o produto é light não significa de forma alguma que este não contém gorduras. Na verdade, os produtos light são aqueles cujo valor calórico ou conteúdo de algum nutriente (açúcar, gordura, sódio) é baixo ou reduzido em pelo menos 30% quando comparado com o produto na sua apresentação normal.

 

Comer pão engorda. MITO.

O pão engorda apenas se for comido em exagero, tal como acontece com qualquer outro alimento. O pão é equilibrado, uma vez que fornece ferro, cálcio, vitaminas e principalmente, hidratos de carbono, que são a nossa principal fonte de energia. É também uma excelente fonte de fibras, que ajudam a regular o organismo, já que facilitam o funcionamento intestinal e, graças à sua capacidade de absorção de água, promovem a saciedade. O pão é, sem dúvida, um alimento saudável e, por si só, não engorda, o que engorda de facto é aquilo que colocamos dentro dele.


publicado por Sweet Woman às 15:02
link do post | comentar | favorito
5 comentários:
De SITE ENCERRADO a 22 de Julho de 2012 às 16:00
Então e gostaste? c:
Eu gosto deste tipo de posts, mas fá-los com moderação se não fica muito "usado". É só uma sugestão. :)
Eu gostava de fazer um pedido.


De Joana Freitas a 22 de Julho de 2012 às 19:01
A Blake é totalmente uma lady... Adoro-a!
Amo comer pão, sobretudo o escuro e com sementes. É tão bom!

Pois, isso é uma grande realidade, mas também temos de saber fazer contas e se realmente compensa ou não comprarmos o produto em questão!


De SITE ENCERRADO a 22 de Julho de 2012 às 22:19
Não tens de quê!
Ah ainda bem. Estava mesmo a precisar desse post. xD


De Modabelezavida a 22 de Julho de 2012 às 23:29
Vê, é mesmo muiiiiito bom, é daqueles filmes que ficas sempre a pensar no que vai acontecer a seguir, mas se fores perspicaz, vais perceber logo tudo (tipo eu xD)..


De Margarida # WomenSecret.pt.to a 23 de Julho de 2012 às 14:35
Adorei o post!

O blog Women Secret voltou a estar ativo! Agora com ainda mais novidades e dicas! Ainda não visitas-te? Do que estás à espera?
http://womensecret.pt.to


Comentar post

Passatempo a decorrer até dia 15 de Dezembro

Mais sobre mim

Ver perfil

Seguir perfil

Recente

Pessoal | Rumo do blog

Review | Geleia real de g...

Sobre o passatempo

Inspirações #60

Cuidados a ter com o cabe...

Unhas do momento #1

Dos inquéritos de satisfa...

Passatempo | Ganha uma ge...

Tendências Outono/Inverno...

Inspirações #59

Outros blogs

Amiga de salto alto

Fashion Skribo

Haute Couture

Arquivo

Dezembro 2013

Novembro 2013

Outubro 2013

Setembro 2013

Agosto 2013

Julho 2013

Junho 2013

Maio 2013

Abril 2013

Março 2013

Fevereiro 2013

Janeiro 2013

Dezembro 2012

Novembro 2012

Outubro 2012

Setembro 2012

Agosto 2012

Julho 2012

Junho 2012

Maio 2012

Torna-te acessora da Oriflame

VEM CONHECER OS PRODUTOS ORIFLAME ! (à base de ingredients naturais, e NÃO testados em animais)
1º Passo: FORMULARIO DE PRÉ-INSCRIÇÃO / PASSATEMPO (no "indicado por" coloquem NOME DO BLOG) (o registo não implica qualquer tipo de obrigação ou investimento, quer se trate de uma INSCRIÇÃO ESPONTÂNEA como de um PASSATEMPO) 2º Passo: ◦ Irás receber no teu email uma ficha de inscrição, que terás que preencher e submeter de volta ◦ FAZ O UPLOAD da cópia Fotocópia do Cartão de Cidadão (BI + Nº Cont.) ◦ E do Comprovativo de Morada de Residência, em Nome Próprio (ex: carta condução, fatura edp, carta banco, etc) ◦ (Se tiveres menos de 18 anos é necessária a autorização dos Pais na Ficha de Inscrição e enviar junto o Cartão de Cidadão de quem assina.) VAIS RECEBER UM PRODUTO OFERTA e o catálogo em vigor, depois de enviares esses documentos e a ficha preenchida, respondendo ao email recebido, ou por este formulário: 3º Passo: depois de teres enviado os documentos acima referidos e de já teres recebido o teu produto OFERTA, já podes efectuar a tua primeira encomenda de qualquer valor no site da Oriflame. NÃO TENS OBRIGAÇÃO DE ENCOMENDAR EM TODOS OS CATÁLOGOS, E NÃO EXISTE VALOR MÍNIMO OBRIGATÓRIO (€) PARA PODER ENCOMENDAR.